Como Fazer? - Bordar Corações (passo-a-passo)

Dicas de Costura - Pontos Básicos de Bordados III

Ponto de Cordão


Trabalhe da esquerda para a direita. Passe uma fiada, simples ou embutida, sobre a linha do motivo e, depois, lance pontos verticais bem próximos, de forma a cobrir o desenho.


Ponto de Cruz em diagonal


Trabalhe em voltas circulares, sem virar, de baixo para cima e vice-versa. Trabalhe alternadamente os meios pontos para a direita e para a esquerda, tomando atenção para que passe o fio por cima ou por baixo da agulha na volta de retorno. Normalmente, o 1º fio, aquele que está por baixo, fica virado para a direita.


Ponto Pé de Flor duplo


Trabalhe da esquerda para a direita. Faça a agulha sair do trabalho, prenda alguns fios do tecido horizontalmente, segurando a agulha por cima do fio. Depois a agulha sai à esquerda, metade da distância deixada. A agulha volta a imergir à direita e sai à esquerda do ponto anterior.


Ponto de Recorte


Trabalhe da esquerda para a direita. Faça a agulha sair no direito do trabalho e forme com o fio uma laçada para baixo segurando com o polegar esquerdo. Insira a agulha alguns fios por cima da linha do desenho e faça-a sair por baixo da linha mas no interior da laçada. Depois puxe bem o fio até formar o nó.


Ponto de Alinhavo


Trabalhe da direita para a esquerda. Entre com a agulha no tecido e saia com a agulha 3 ou 4 fios, dependendo do comprimentos que o ponto deve ter.

Comentários